Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de abril de 2014



A PÁSCOA ESTÁ CHEGANDO

 
Havia em Jerusalém a política religiosa para matar Jesus, pois os seus ensinos bateram de frente com a ideologia romana e judaica. Os romanos oprimiam a Judéia através da cobrança de altos impostos e o domínio bélico. Os fariseus monopolizavam o mercado religioso, a renda do Templo, o câmbio, a venda de animais para o sacrifício e o turismo. Jesus estava preocupado em fazer a vontade do Pai. Sua mensagem era a verdade da vida, sem sofismas. Segundo João Batista, “Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Para isso, o cordeiro deveria ser sacrificado no lugar do pecador. Isto é, um sacrifício substituto, alguém sofre a pena no lugar do outro.

Em um relato próximo à comemoração da Páscoa judaica, Jesus estava meditando no Jardim Getsemâni, quando os soldados do templo vieram para prendê-lo. Dada a voz de prisão, Pedro, um de seus discípulos, estendendo a mão, puxou a espada e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha.  Diante disso, disse-lhe Jesus: “Guarde a espada! Pois todos os que empunham a espada, pela espada morrerão.” Mt. 26:51. Em seguida, Jesus curou o soldado e se entregou para que se cumprissem o que foi dito pelos antigos profetas acerca de sua prisão.

Jesus contraria nossas expectativas. Ele protege um inimigo e repreende um “defensor”. Como assim? Pedro era seu discípulo e ainda não havia entendido que, para ser o Salvador, Jesus deveria passar pela cruz. É claro que Pedro queria poupar Jesus do sofrimento na cruz como prova de amor e sinceridade. No entanto, esta não era a vontade de Deus. Assim como aconteceu com Pedro, as nossas boas intenções religiosas atrapalham a realização da vontade de Jesus em nossas vidas. É, pois, com humildade e discernimento que podemos entender a verdadeira vontade de Deus para nossas vidas.

A Páscoa está chegando e esta é uma época para compreendermos o poder da sua ressurreição: cumprir a vontade divina em nós. Esteja pronto para receber a vontade de Deus como um presente para a vida.

ORAÇÃO:
Pai, perdoe-me. Como Pedro, muitas vezes tenho atrapalhado a missão de Jesus. Tenho colocado meus argumentos em primeiro lugar. Ajude-me a entender a Tua vontade. Sei que o Senhor pode e vai me mostrar sempre o seu caminho, mesmo na mais difícil das situações. Em Cristo, eu oro. Amém.
Rev. José Trigueiro


 

Nenhum comentário: